Rosane Mendonça
Psicanálise
O que é a psicanálise ?
A psicanálise foi criada por Sigmund Freud no final do século XIX a partir da escuta atenta dos sintomas de suas pacientes histéricas. Dessa clínica foram extraídos e desenvolvidos os conceitos fundamentais da teoria psicanalítica. Dentre eles o mais importante é o conceito de “inconsciente”. O inconsciente para Freud era denominado de “A outra cena”. Um lugar no qual o sujeito vai se constituindo pela linguagem advinda do Outro e que é inacessível à consciência. Lacan com sua releitura de Freud institui o conceito de sujeito do inconsciente. É desse sujeito e de todas as formações do inconsciente que a psicanálise se ocupa.
Pra que serve uma analise?
Uma análise tem como intuito libertar o paciente de seus sintomas, suas inibições e suas angústias, transformando-o num sujeito mais advertido da realidade, aceitando aquilo que não é possível mudar e mudando aquilo que é possível, aquilo que depende somente de seu desejo.
Como é o processo psicanalítico?
O processo psicanalítico tem como objetivo a escuta do inconsciente do paciente. Essa escuta se dá pelas manifestações desse inconsciente, ou seja, pelos atos falhos, sonhos, chistes e sintomas. Esse processo se dá somente pela fala, pela articulação das palavras que o paciente trás.